terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Escolhida!

Paróquia Nossa Senhora da Apresentação - Irajá

E a novela das igrejas finalmente chega ao FIM!!!

Na semana passada, estabelecemos como objetivo tomar uma decisão definitiva sobre a igreja, e como vocês viram no post anterior, o dilema era enooooorrmmeeeee.... Mas já não dava mais pra continuar na indecisão, né?!?! Assim, sem exagero, a mamãe e o noivo já estavam ficando enlouquecidos de tanto me ouvir falar dos prós e contras de cada uma!

Bom, aí pra tentar pôr um fim na pendenga, comecei na 2ªf passada a elaborar uma SUPER PLANILHA (mais uma, na verdade, porque a gente já fez várias... rs). Dessa vez, foi um PLANILHÃO mesmo, pois resolvi incluir os gastos com a nossa futura casa, a lua-de-mel, o dia da noiva, e tudo o mais que vocês possam imaginar (juro que só faltou incluir os gastos com lingerie... rs rs rs)!

E foi aí que minhas esperanças de casar na capela foram por água abaixo de vez: mesmo com uma super ajuda financeira que vamos ter, ainda ia faltar muuuuuuito din-din... E ninguém merece casar todo endividado, né?!?!?!

Pois é, então depois de horas perturbando o juízo da minha mamãe com as estimativas de gastos pra colocar no planilhão, chegamos à conclusão que não dava pra casar na capela real... Simplesmente, era financeiramente inviável!!!

Isso tudo fora o detalhe de que quase todos os nossos convidados iam ter que se despencar, nada mais nada menos, do que de Irajá e Nilópolis para o Flamengo, e como quase ninguém tem carro, seria necessário alugar um ônibus... Surreal, né? Já tava até imaginando eles desembarcando lá na porta da igreja, todos ao mesmo tempo, no melhor estilo Família Buscapé!!! (Que horror, até que seria cômico... rs)

Então, como não tinha outra opção mesmo, estava decidido: o casório seria na N. Sra. do Carmo, perto de casa, do salão, etc... Fui com o noivo até o salão na 3ªf e fechamos o contrato! Pena que quase não tinha data nenhuma de sábado disponível, então fechamos no dia que tinha vago (surpresa, conto depois...).

E, assim que chegamos do salão, tive uma crise de choro!!! Não conseguia mais parar de chorar, sem entender direito por que, mas era incontrolável, uma coisa horrorosa!!!! Me deu uma sensação tão estranha - parece que só aí caiu mesmo a ficha que era de verdade!!!

Só que a semana foi passando, passando, e eu não estava me sentindo realmente feliz com a escolha, nem parecia que tinha resolvido o dia mais importante das nossas vidas!

Sei lá, quando fechava os olhos, simplesmente não conseguia imaginar meu casamento lá naquela igreja IMENSA, só com "meia dúzia de convidados pingados", e seria tão estranho entrar na igreja e nem conseguir enxergar o rostinho emocionado do noivo ao me ver (tudo bem que eu já sou míope, então provavelmente não vou mesmo enxergar muita coisa... rs)!!!

É difícil explicar, mas eu não sentia que era pra ser ali! Sei que pra muitos isso tudo é bobagem, o importante é casar com quem se ama...

Mas, pra mim, o casamento sempre foi um sonho, e não estava conseguindo me sentir realizando um sonho! E sempre tinha sonhado meu casamento com detalhes, sabe? Numa igreja pequena, em que eu pudesse entrar olhando nos olhos do noivo; e que tivesse uma linda imagem de N. Sra. bem no alto pra eu entrar tb olhando pra ela; e que fosse num estilo antigo, meio barroca, sabe? Eu até podia ver, quando sonhava acordada, que era uma igreja pequena e antiga, com paredes meio douradas, e um belo lustre no teto... Mas a igreja que eu ia TER QUE casar não era assim!!! Poxa, que absurdo sonhar a vida inteira com um cenário pro sonho se realizar, e ter que mudar tudo a essa altura do campeonato!!!

Aí resolvi desabafar com mamãe, que pela milésima vez, ouviu as minhas lamentações da igreja ser enorme, do padre que nem me ouviu direito, blá-blá-blá... E ela me sugeriu que fosse visitar uma igreja que eu havia descartado sem nem visitar... E foi aí que tudo começou a mudar!!!

É uma igrejinha pequena, barroca, de N. Senhora, beeeeem antiga (uma das mais antigas do RJ, segundo a Wikipedia), e que fica pertinho de casa (embora não fique na rua ao lado do salão), e que eu já conheço há milênios, e sempre achei bonita... Então, por que afinal de contas eu nunca havia pensado em me casar lá?!?!?! Porque é a igreja que fica ao lado do CEMITÉRIO de Irajá!!!! E desde o início eu sempre disse que não queria me casar na porta do cemitério!!!!

Mas, mamãe disse que eu devia pensar melhor, porque a igreja é muito bonita e não era bem exatamente na porta do cemitério: sua entrada fica até razoavelmente afastada da igreja (entre eles tem algumas lojinhas de flores, coroas, bar e até um colégio)...

Na mesma hora, corri pro computador, pra buscar imagens do interior da igreja, que eu não lembrava direito, e achei muito pouca coisa. Bom, nem preciso dizer que ficou a pulga atrás da orelha, né?

Então, arrastei o noivo pra lá no domingo de manhã e, finalmente, encontramos o NOSSO LUGAR ESPECIAL!!! E o mais engraçado é que ela nem fica do lado do salão, estava toda descascada por fora, e com os detalhes dourados já totalmente desbotados, mas nós adoramos a idéia de casar lá!!!! Parece que Deus nos mostrou que era pra ser ali, sabe?!?!?

E o melhor ainda está por vir: a responsável pela organização de casamentos estava lá, e quando fomos falar com ela recebemos a notícia de que a igreja entrará em REFORMA na próxima semana, e que a previsão é de que a obra termine antes da nossa data!!!!! Dá pra acreditar?!?!?!?! A igreja vai estar toda lindinha e restaurada pro nosso casamento... Perfeito!!!!!!! Estamos muito felizes com A ESCOLHIDA!!!

Dêem uma olhadinha com calma novamente nas fotos lá em cima do post: a igreja não é linda?!?!? Comentem o que acharam... Não é uma gracinha!?!??! Imagina depois da reforma!!!!!

Viram só?!?!?! Eu sabia, lá no fundo, que ainda ia encontrar a igreja certa pra realizar meu sonho!!! Obrigada, Jesus!!! Sabemos que nunca nos abandonas, e queres a nossa plena felicidade - acabamos de ter mais uma prova!!! Muito obrigada, de coração!!!

PS.: Ah, e mais um detalhe - lá eles aceitam até casar em dia de domingo... rs...

3 comentários:

  1. poxa..muito legal sua história..e to contigo...a Igreja tbm é algo a se escolher bem..me caso em maio e vai ser num domingo!! a sua Igreja é Linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Camila. Eu tbm vou casar nessa igreja. Eu entrei no google para procurar uma fotos da igreja decorada e não encontrei nada, só aqui no seu blog. Conheço a decoradora da igreja e as fotos q vc tem são dela. Depois pesquisei no orkut pela igreja e acabei me deparando com vc novamente e vi que sua festa será no mesmo local q a minha...rs
    Camila, muita coincidência! Fui ver suas fotos da paróquia no perfil e morri de rir pq estou em uma das suas fotos! rs rs rs. Vendo as fotos vi uma pessoa q parecia minha prima na porta da igreja com as pernas finas e a minha avó ao lado dela, mas achei q era paranoia da minha cabeça, fui passando e vi q não era... rs Vc fotografou no dia do ensaio do casamento da minha prima e tem fotos da minha família, na paróquia de manhã... rs

    Bjs e a gente se fala!

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila sua história é linda!!! Eu me casei nessa Igreja, e confesso que ela é mto aconchegante, por falar eu participo do Grupo Aliança de Casais de lá. É mto bom saber que Jesus lhe deu esta felicidade tão grande. Espero que vcs sejam mto felizes e Que Nossa Querida Mãezinha os Cubra com Seu Manto Sagrado.

    Bjx
    Dayse Annie

    ResponderExcluir