domingo, 24 de julho de 2011

Checklist


Faltando menos de três meses para o casamento, é hora de apertar os cintos e respirar fundo: chegou a hora de decidir, não dá mais pra ficar enrolando, pesquisando, deixando pra depois, etc e tal...

Não sei se todas as noivas são indecisas como eu, que me prendo aos mínimos detalhes e fico querendo mexer em tudo até ficar perfeitamente do jeito que eu quero. Só sei que chega um momento em que toda noiva precisa parar e começar a efetivamente decidir as coisas.

Quem é ou já foi noiva sabe bem do que estou falando: não é um caminho sem volta sentar na frente do computador pra pesquisar idéias para o casamento?!?! É um tal de olhar blog, rodadas, sites de casamento, de cerimonialistas, dicas de quem já casou, modelos de vestidos, convites, lembranças...

Tudo começa com uma pastinha inocente no seu HD chamada "Casamento", que parece inofensiva. E depois vamos criando no computador um milhão de pastas, subpastas, planilhas, mil categorias de arquivos...  E a tal pastinha se torna um monstro, mega pesado, com centenas de fotos de convites, imagens de noivinhos, textos p/lembrancinhas, que só a gente consegue entender!!!

Por isso, meninas, aí vão algumas dicas básicas, que podem poupar um tempo precioso:

1- Pensem bem antes de salvar tudo que vêem no computador.
Salvem apenas aquilo que tiverem certeza que querem ter / fazer. Se não tiver certeza, salve apenas o link do site. Afinal, hoje com o Google fica muuuuuito fácil encontrar novamente qualquer coisa na internet. Isso sem contar com o seu histórico de navegação, que fica registrado no computador de qq jeito, dependendo da configuração que você use! Eu no início salvei tudo o que via de bonito pela frente, e hoje só vivo apagando coisas das milhões de pastas que criei. E o pior: quando quero encontrar alguma coisa, às vezes prefiro pesquisar de novo do que procurar nas pastinhas... Rs

2 - Criem desde o início um checklist do casamento e, se possível, um cronograma também.
É muito fácil pegar vários modelinhos na internet, e adaptar às suas necessidades. (Se quiser, pode deixar um depoimento com o email pra contato que eu passo o modelinho, ok? Não tem desculpa!!!) Depois, conforme os preparativos forem se desenvolvendo, você vai acrescentando itens e marcando um X nos já resolvidos. Isso te dá maior organização, uma visão geral dos preparativos, e ajuda a ver que as coisas estão andando!

3. Deleguem parte das tarefas para o noivo e familiares.
Sim, eu sei que você quer ter certeza de que está tudo conforme os seus sonhos. Acreditem, está pra nascer uma noiva mais centralizadora do que eu! Rs...
Mas, hoje eu vejo que é necessário delegar algumas tarefas para o noivo, a mãe, parentes mais próximos, padrinhos, etc. O casamento acaba sendo um trabalho de equipe, o que aproxima ainda mais as pessoas e proporciona momentos muito gostosos.
Mostre às pessoas que precisa da ajuda delas para que o casório seja do jeitinho que você sonhou, e você verá como trabalhar a dois, quatro, seis, rende muito mais! 

Por exemplo, nos últimos meses o meu casamento está funcionando assim:

EU = Tenho o controle mais "geral" dos afazeres. Pesquiso preços, idéias, contatos; ligo  ou mando email para marcar encontros, entregas, etc.

ELE = Faz todas as artes (aquelas montagens para as lembrancinhas, detalhes, etc); senta comigo pra decidir tudo que já pesquisei, montar as listas, etc; vai a todos os encontros, degustações, etc; ajuda a montar as lembrancinhas; busca encomendas, etc.

MAMÃE = Ficou com a responsabilidade de montar todo o enxoval  da casa, e tudo está ficando lindo! Está preparando algumas coisinhas pra incrementar a festa também: guardanapos de tecido (ficaram sob a responsabilidade dela); porta-guardanapos de crochê (lindos!); encomendar docinhos extra pra festa, etc. Montou a lista de presentes do chá-de-panela, lista de coisas que preciso comprar para a casa e que as pessoas não dão de presente (tipo cortinas, armário de banheiro, etc). E ela ainda me ajuda fazendo muitas ligações também, dá opinião em absolutamente tudo (ainda quando não pedimos, rs) e sai pra comprar diversas coisinhas que precisamos.

FAMILIARES / AMIGOS / PADRINHOS = Meu tio é o "despachante" oficial (rs), que leva e busca tudo em qualquer lugar que preciso. Alguns amigos/padrinhos já estão começando a ajudar na montagem das lembrancinhas, lacinhos chanel para os bem-casados, etc. Isso tudo fora ajudar com a documentação, a mudança, buscar/levar coisas no dia do casamento, etc.


Viram????? Isso é só pra vocês entenderem que não dá pra fazer TUDO sozinha, nem só com o noivo. Simplesmente, não dá!!!

E detalhe: mesmo com toda essa ajuda, eu já estou enlouquecendoooooo!!! Por isso, sigam essas dicas de quem já se considera uma noiva experiente e vocês não vão se arrepender! Rs rs rs...

Ah, aproveitando esse assunto, vou tentar postar o meu checklist aqui no blog, pra vocês acompanharem e irem se desesperando junto comigo, tá?!?!

Beijinhos e até a próxima!!!

4 comentários:

  1. o noivo sofre!

    rs

    brincadeirinha, amor!

    Paulo Flávio (o noivo)

    rs

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica sobre não salvar arquivos, Camila. Abri uma pasta "CASAMENTO" no meu PC Sábado e hoje já tem uns 12 modelos de planilha de orçamento salvos lá kkk

    Conto com suas dicas. Abraço para os noivos

    Carlos (DETRAN)

    ResponderExcluir
  3. UhUHhu Noivinha finalmente achei o BLOg e já começo a dizer .. o Checklist ´e muito bom.Ajuda no descontrole das noivinhas! Na reta final as meninas piram quando descobrem que faltam muitos detalhes!Ufaaaa quase no altar ainda vem o nervosismo então vamos as listinhas .. bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila !! Fiz um comentário no link IGREJA .. está anonimo porque meu blog esta dando erro... Eu sou Carmen, do blog carmen-docearte e estou te seguindo....

    ResponderExcluir